Logística refere-se ao processo eficaz de transportar e armazenar matérias-primas ou produtos, desde a sua origem até o destino final, com o propósito de satisfazer as demandas dos clientes de forma pontual e custo-efetiva.

Diversas empresas dedicam-se a fornecer serviços logísticos a fabricantes, varejistas e outras indústrias que necessitam transportar mercadorias de maneira significativa. Algumas dessas empresas possuem uma ampla infraestrutura que inclui desde aviões e caminhões até armazéns e softwares; outras, por sua vez, focam-se apenas em segmentos específicos.

É comum que grandes varejistas ou fabricantes tenham controle substancial sobre significativas porções de suas redes logísticas.

O que é a Logística?

Logística é uma função crucial que abrange o planejamento, a implementação e a gestão eficaz do transporte de bens, informações e outros recursos, desde o ponto de partida até o destino. Seja interno ou externo as limitações da organização e/ou empresa.

Seu principal objetivo é satisfazer as exigências do mercado de modo o mais econômico e eficiente possível. Esta disciplina é vital para a administração e operação de empresas e organizações em variados segmentos.

Como a logística funciona? O que se faz na logística?

Transporte

O gerenciamento de transporte envolve o planejamento, a otimização e a implementação do uso de veículos para transportar mercadorias de armazéns para pontos de venda e clientes. Este processo é multimodal, abrangendo meios como marítimo, aéreo, ferroviário e rodoviário.

O transporte é essencial em todas as fases de uma cadeia logística, desde a obtenção de matérias-primas até a entrega final dos produtos ao consumidor. Na logística, é crucial para a eficiência da cadeia e a satisfação do cliente saber administrar cada etapa do transporte.

Este é um processo complexo que inclui o planejamento e otimização de rotas e cargas, gestão de pedidos, auditoria e pagamento de frete. Também envolve a gestão de pátios, que controla a movimentação de veículos em áreas externas de fábricas, armazéns e centros de distribuição.

Além disso, a gestão de transportadoras é um elemento vital na logística empresarial, dada a variabilidade de custos, disponibilidade e capacidade das mesmas.

Empresas de logística frequentemente recorrem a sistemas de gerenciamento de transporte (TMS) para suportar as necessidades logísticas relacionadas ao transporte, incluindo sistemas especializados como o de gestão de pátios.

Tecnologias emergentes como veículos autônomos e motores inteligentes serão determinantes para o futuro da logística. Atualmente, alguns fornecedores já empregam inteligência artificial para monitorar pacotes e antecipar problemas no transporte dentro da cadeia de suprimentos.

Veículos autônomos, como empilhadeiras sem operador, caminhões de entrega e drones, devem se tornar cada vez mais presentes em armazéns, pátios e estradas.

Armazenagem

A armazenagem, ou gestão de armazéns, abrange atividades como a gestão de inventário e processamento de pedidos. Inclui também o gerenciamento da infraestrutura e dos processos de depósito. A maioria das empresas utiliza sistemas de gerenciamento de armazém (WMS) para controlar o fluxo e armazenamento de mercadorias, bem como para monitorar os estoques.

Os fornecedores de sistemas ERP geralmente oferecem módulos de TMS e WMS, além de componentes especializados para gestão de inventário e outras funções logísticas.

Diferentes tipos de gestão de logística

Suprimentos

A administração de suprimentos envolve, por exemplo, o planejamento e coordenação de materiais essenciais em um determinado local e tempo para apoiar a produção ou atividade. Essa gestão inclui o transporte e armazenamento de materiais, além de planos para monitorar o nível de suprimento em várias fases do processo, garantindo que o fluxo de materiais esteja sincronizado com as demandas.

Distribuição

A gestão logística de distribuição cuida do manejo de materiais que foram fornecidos e armazenados, enviando-os para os locais necessários. Esse processo abrange a gestão do movimento de materiais (carregamento, descarregamento e transporte), monitoramento de estoques e a administração da utilização dos suprimentos (registrando como e por quem os suprimentos são utilizados).

Produção

Este segmento gerencia as etapas de transformação dos suprimentos distribuídos em um produto final, o que pode envolver a coordenação de processos de fabricação ou montagem. Em contextos como a produção militar, envolve a logística de coordenação de espaços e áreas de produção. Na construção civil, engloba a preparação dos materiais para alinhar-se com as etapas de construção à medida que ocorrem.

Reversa

Trata da recuperação de materiais e suprimentos do processo de montagem ou de produção, no contexto logístico de um projeto de construção. Por exemplo, a logística reversa envolve planos para a retirada de material excedente e a reincorporação desses materiais ao estoque disponível.

Por que a logística é importante?

Embora sempre tenha sido essencial assegurar a entrega de pacotes intactos e dentro do prazo ao longo de toda a cadeia de suprimentos, essa necessidade se intensificou recentemente. A razão para isso é o aumento do comércio em diversos canais, que combina entregas em domicílio e em pontos de venda físicos, frequentemente realizadas por meio de pedidos via smartphones.

Consequentemente, fornecedores, fabricantes, distribuidores e varejistas precisaram aprimorar suas operações logísticas para responder à crescente demanda por entregas mais rápidas e convenientes de um leque ampliado de produtos. Eles também necessitaram integrar de forma mais eficaz seus processos e sistemas para aprimorar a organização de seus processos na cadeia de suprimentos.

Para isso, nada melhor do que os produtos sintéticos sustentáveis, como as caixas organizadoras , para ter controle da logística estratégica de uma cadeia profissional.

Como surgiu a logística?

A logística moderna é o resultado de uma evolução histórica que combina influências culturais, avanços tecnológicos e demandas econômicas ao longo dos séculos.

O conceito de logística tem suas raízes na antiguidade e na Idade Média. Originário do grego "logistikos" (relativo à razão) e do latim "logisticus" (relativo ao cálculo), inicialmente vinculado à matemática e ao raciocínio na Grécia, Roma e Bizâncio, o termo também era utilizado em um contexto militar para descrever a movimentação de tropas, suprimentos e equipamentos.

Durante os séculos XVII a XIX, o significado de logística começou a se expandir, especialmente no âmbito militar. Antoine-Henri Jomini, um estrategista militar durante as Guerras Napoleônicas, descreveu a logística como a arte de organizar e sustentar forças armadas, marcando assim a logística como um elemento crucial para o sucesso militar.

No século XX, com as exigências das duas Guerras Mundiais, a logística se mostrou essencial para a distribuição eficiente de recursos às forças em combate. Esses princípios foram posteriormente adaptados para o setor industrial. Com a complexidade crescente na produção, surgiu a necessidade de um gerenciamento de cadeia de suprimentos mais eficiente. Após a Segunda Guerra Mundial, a transição da logística militar para a logística empresarial foi influenciada pelo movimento de eficiência na produção, que incorporou métodos científicos para aprimorar a eficiência na produção e na distribuição.

Hoje, a logística expandiu seu alcance para incluir uma variedade de atividades como gestão de estoque, transporte, armazenamento, manuseio de materiais, embalagem, processamento de pedidos, previsão de demanda, gerenciamento de relações com clientes e fornecedores, atendimento ao cliente, entre outros aspectos essenciais para a operação eficaz de uma empresa.

O desenvolvimento contínuo de tecnologias como sistemas de gerenciamento de cadeia de suprimentos, automação, inteligência artificial e aprendizado de máquina segue revolucionando a área de logística e definindo sua trajetória futura.

Como o gerenciamento de logística opera?

Basicamente, o gerenciamento de logística visa a otimização e o manejo eficiente das operações diárias relacionadas à entrega de produtos e serviços finais da empresa. Essa abordagem é um elemento chave na gestão da cadeia de suprimentos, responsável por planejar, executar e supervisionar o fluxo e armazenamento de mercadorias de forma eficiente e eficaz, incluindo os processos reversos.

Esse procedimento ocorre do ponto de origem ao ponto de consumo, com o objetivo de cumprir os requisitos dos clientes. Assim, seu principal propósito é disponibilizar a quantidade adequada de recursos ou insumos no momento exato, assegurando a entrega de serviços rápidos, precisos e de alta qualidade, além de garantir a satisfação do cliente.

Esse papel é essencial para manter a transparência na cadeia de suprimentos de qualquer negócio. Com a análise de dados históricos e o acompanhamento do movimento de mercadorias em tempo real por meio de sistemas avançados de gerenciamento de transporte (TMS), a logística utiliza essas informações para aprimorar os processos e prevenir potenciais obstáculos.

Além disso, essa transparência na cadeia proporciona oportunidades significativas de redução de custos nas operações. Estratégias adequadas de gerenciamento de logística incrementam as receitas e oferecem às empresas controle total sobre os fretes recebidos, permitindo a organização de fluxos reversos de produtos e a manutenção de estoques em níveis ideais.

Por último, há a escolha de modos de transporte adequados para os movimentos de frete. Todos esses aspectos são fundamentais para a diminuição de custos operacionais.

A transformação da gestão logística

Com o avanço para a era moderna, a crescente complexidade dos processos logísticos estimulou o desenvolvimento de softwares específicos para a gestão logística, dando origem a empresas focadas exclusivamente em agilizar o fluxo de recursos pela cadeia de suprimentos.

Indústrias manufatureiras atingiram um ponto onde optaram por externalizar a gestão logística para especialistas, um domínio agora predominante entre os Provedores de Logística de Terceiros (3PLs).

Adicionalmente, inserida na era digital, a indústria de logística e cadeia de suprimentos se adaptou e avançou na digitalização de seus processos internos e externos. Estima-se que até 2020, 90% dos investimentos em operações de cadeia de suprimentos estarão alinhados com aplicativos e software de logística digital.

A Internet das Coisas (IoT), por exemplo, já possibilita que empresas operem de forma digital, conectando ativos físicos e permitindo o fluxo de dados ao longo da cadeia de valor, integrando cada etapa do ciclo de vida do produto.

Novas tecnologias

As cadeias de suprimentos digitalizadas oferecem aos clientes uma clareza e transparência no processo logístico, permitindo-lhes receber feedback sobre suas transações. Cada cliente se sente no controle do processo, o que contribui para a satisfação do consumidor final — um objetivo crucial para todas as empresas.

A tecnologia traz uma série de vantagens e oportunidades para o setor de cadeias de suprimentos e logística, como análise avançada de dados, facilidade de escalabilidade, segurança de dados, redução de custos, integração entre plataformas, rastreamento em tempo real e procedimentos automatizados.

No contexto de gerenciamento logístico aliado à tecnologia, o software está no centro das discussões, pois os processos logísticos alcançam um nível superior de otimização apenas com sistemas de software adequados. Ele visa planejar, implementar e controlar o fluxo e armazenamento de mercadorias, serviços e informações correlatas.

Essa otimização permite uma maior margem de lucro através do aumento da automação, visibilidade, comunicação e eficiência dos processos.